Agricultura Biológica










O que é?

Um Sistema de produção que utiliza todo um conjunto de técnicas de modo a fomentar uma agricultura mais Preventiva, que seja Suficientemente Produtiva, Sustentável, a longo prazo, não afectando o Meio Ambiente e produzindo Alimentos nutritivamente mais equilibrados e isentos de resíduos de pesticidas.

Quais as vantagens?

VALOR NUTRITIVO — Cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos biológicos são de melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas.

BIODIVERSIDADE — A Agricultura Biológica perpetua a diversidade das sementes e das variedades locais; recusa os OGM ( organismos geneticamente modificados ) que põem em perigo numerosas variedades de grande valor nutritivo e cultural.

SABOR — Nos solos regenerados e fertilizados organicamente, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem, da melhor forma, o verdadeiro aroma, a sua autêntica cor e o seu característico sabor.

CERTIFICAÇÃO — Os produtos agro biológicos seguem um caderno de normas rigoroso, controlado por organismos de certificação, segundo regras internacionais reconhecidas.

Quais as vantagens?

GARANTIA DE SAÚDE — Os alimentos em Modo de Produção Biológico estão isentos de pesticidas de síntese e outros produtos nocivos à saúde das pessoas e do ambiente.

HARMONIA — A Agricultura Biológica respeita o equilíbrio da Natureza e contribui para ecossistemas saudáveis, permitindo a preservação de um espaço rural capaz de satisfazer as gerações vindouras.

ÁGUA PURA — Como não se utilizam produtos perigosos nem grandes quantidades de azoto, não se contaminam os lençóis de água potável, garantindo água pura nos tempos futuros.

EDUCAÇÃO — A Agricultura Biológica é uma grande escola prática de Educação Ambiental, apresentando um modelo de desenvolvimento sustentável no meio rural, bastante promissor para os jovens, que no futuro, governarão a sociedade.

Fonte: AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica)

© 2015 Biocelos — Agricultura Biológica

Topo